No princípio este Blog era dedicado a comentar a "arghtetura" que grassa em todo canto.Alquimíca: porque seus autores conseguem transmutar concreto, aço, vidro e outros materiais em pura merda. Com o tempo, foram acrescentados "contra-exemplos": alquimia inversa à supracitada (reciclagem,arquitetura alternativa, sustentabilidade, novas tecnologias, etc,..). Aceitam-se imagens e crônicas. Envie-as para arquiteturaalquimica@bol.com.br

quinta-feira, novembro 01, 2007

Outros contra-exemplos

Há alguns meses vi um interessante livrinho alemão sobre "arquiteturas alternativas": Architekture alternative. Depois de olhar as fotos, a polissemia da palavra alternativa e (também da palavra lar) fica ainda mais acentuada. Alguns destes exemplos mostram uma perpectiva alternativa ao modo pequeno-burguês de conceber o conforto. Em outros, alternativos são os materiais e as técnicas usadas para torná-los viáveis como elementos arquitetônicos. Há ainda a alternativa "espacial" - o aproveitamento de espaços inusitados, inóspitos e a procura de outros tipos de interação do volume com o ambiente. E também a alternativa "estética". Em alguns casos, de "estética da existência", mesmo. Eis o primeiro lote:

A primeira foto é um telhado experimental de pneu e grama, de Martin Pawley (Florida, 1979). A segunda foto é uma casamóvel em Los Angeles.

Nenhum comentário: